quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Inaugurando com a Teoria da 'Mochila'


Retextualizando a teoria da mochila e trazendo-a para a conjuntura que engloba a Segurança no Trabalho, passemos então a usar a nossa imaginação e comparar as nossas vidas às ‘mochilas’.

A partir daí, buscando adaptar à nossa realidade e ao tipo de bagagem que mais nos apreciar, ao tipo de mochila que nos identificamos mais e àquela em que cabe todos os nossos pertences. Encontramos na nossa escolhida como em qualquer outra bagagem, bolsos e compartimentos, onde costumamos guardar e carregar certas coisas que consideramos importantes.

Vamos então passeando por entre os guardados e encontramos um bolso central, ali está os nossos momentos importantes, as nossas memórias, as nossas emoções, as pessoas que amamos, nossa família e amigos, é difícil simplesmente desfazer-se de certos dados armazenados aqui há algum tempo, mas acabamos descartando-os, quando não mais necessário guardá-los, ou quando julgamos passado o tempo de tê-los.

Continuamos explorando a nossa bagagem, e enfim encontramos um outro novo compartimento, lá costumamos deixar as nossas experiências no trabalho, nossa profissão ou até mesmo qualquer outra atividade que consideramos importante para o nosso crescimento e formação. Entretanto, como em outrora, certas emoções nos fez repensar conceitos, aqui, certas inseguranças e falhas que ainda desconhecemos os fundamentos e as causas, nos fazem recriar e reavaliar nossas atitudes. A partir desta análise, devemos então descartar todas essas inseguranças e o que delas provém, eliminando conceitos que se encarregam de nos arrastar para o erro.

Aqui teremos a oportunidade de reavaliar, reciclar e reconstruir saberes necessários ao ambiente em que passamos a maior parte do tempo: o nosso trabalho. Conforto, confiança e SEGURANÇA são ingredientes que devem de certa forma compor a fórmula de um local onde construímos nossas atividades laborais, por isso traremos aqui a fenomenologia do conhecimento para que possamos trabalhar com mais segurança e entender como isso é possível, e para isso contamos com a sua participação.

Sejam bem vindos, e aproveitem para carregar suas mochilas!